segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Softwares Educativos

Vale salientar que, os softwares educacionais são programas que visam atender necessidades vinculadas à aprendizagem, devem possuir objetivos pedagógicos e sua utilização deve estar inserida em um contexto e em uma situação de ensino baseados em uma metodologia que oriente o processo, através da interação, da motivação e da descoberta, facilitando a aprendizagem de um conteúdo (PRIETO et al., 2005, p. 10).




Classificação dos Softwares Educativos

O Software Educativo é todo e qualquer Software utilizado com finalidade educativa. Existem vários requisitos de classificação de softwares, quanto à sua natureza, aplicação, adequação às características dos alunos e etc. Vejamos alguns:


- Tutorial – São aqueles que apresentam conceitos e instruções de como realizar alguma atividade. Um bom exemplo disso é o menu Ajuda, do Windows. Esses programas geralmente possuem baixa interatividade.

- Simulação – São programas que reproduzem situações da realidade e nos quais você pode visualizar grandes fenômenos da natureza ou fazer diferentes tipos de experimentos em situações bastante adversas. Exemplos disso são programas como SIMS, simuladores de voo, etc.

- Investigação – São programas que agilizam a localização de informações. Exemplo: sites de busca.

- Jogos – São programas que apresentam conteúdo de forma interativa, lúdica e recursos de programação bastante sofisticados.

- Abertos – São os de livre produção. O usuário cria de acordo com a sua necessidade.

- Autoria – É um software que permite a construção do conhecimento, pois desenvolve a criatividade. Exemplo: Everest

- Programação – São aqueles que permitem a criação de outros programas. Exemplo: linguagem Logo.

- Exercício e Prática – São aqueles que possibilitam atividades interativas por meio de respostas às questões. São interessantes para fixar conteúdos. Exemplos: Coelho Sabido, Turma da Mônica .

Aprofunde um pouco mais sobre o tema .
Fonte:  VALENTE, J. A. Computadores na sociedade do conhecimento.  Capítulo 4: "análise dos diferentes tipos de software usados na educação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário