segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Informática Educativa ou Educacional?

Você sabe qual a diferença entre elas? Vejamos:


Segundo Hermínio Borges, há quatro formas de se utilizar o computador em um ambiente escolar:


* Informática Aplicada à Educação

É a informática utilizada para o gerenciamento da escola, ou seja, em programas de gestão escolar, como aqueles utilizados para emitir notas, gerenciar o acervo de bibliotecas, etc.



* Informática na Educação

É o uso da informática como suporte à educação, como por exemplo, os programas tutoriais ou outros aplicativos que apresentam instruções de como realizar uma atividade. Neste caso, o computador é uma “máquina de ensinar”, que contribui para uma aprendizagem de forma linear.


* Informática Educacional

É a informática utilizada como uma ferramenta na resolução de problemas, ou seja, é quando o aluno utiliza os recursos do computador para a realização de atividades, como pesquisa na Internet, por exemplo, sendo que neste caso, o professor não se envolve no processo de aprendizagem do aluno.


* Informática Educativa

É a informática utilizada para os fins que todos desejamos, o que significa utilizá-la como um suporte ao aprendizado dos alunos. A informática aqui é apenas um instrumento de apoio e o professor pode colocar todos os seus recursos em prol da construção do conhecimento de seu aluno, em atividade que o envolva e que promova a sua ação e reflexão.

Neste caso, a informática coloca-se a serviço da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário