segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Processo Instrucionista X Processo Construcionista

Cada vez mais o computador está presente em sala de aula. E partindo daí, surge um novo questionamento: como utilizá-lo?

O computador pode ser utilizado na educação como máquina de ensinar, ou seja, é o computador que ensina ao aluno. Quando isso acontece, a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador, inspirada nos modelos tradicionais, sendo que no lugar do livro utiliza-se o computador.
O computador também pode ser utilizado como meio, como ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo. Assim, o aluno aprende porque sua ação produz alguma coisa, levando em conta o ritmo de aprendizado de cada um.

Processo Instrucionista –
A abordagem instrucionista diz respeito à utilização do computador como “máquina de ensinar”, de Skinner, e empregava o conceito de instrução programada, no qual o aluno emite uma resposta a uma determinada ação, sendo que seus erros não são considerados.


Processo Construcionista –
Nessa abordagem, o não é o computador que ensina, ele é apenas uma ferrramenta que permite ao aluno pesquisar, navegar de forma não-linear em busca de conhecimento, de modo que ele possa refletir e interferir em seu próprio aprendizado. Nessas condições, o “controle do processo é do aluno”, e o computador é “uma ferramenta tutorada pelo aluno, que o ensina a fazer, cabendo ao aluno a função de saber fazer-fazer” (Almeida, 2000, p. 36).


O professor, nesse modelo, deixa de ser apenas um tutor, pois precisa entender o processo de aprendizado de seus alunos e criar estratégias eficazes de aprendizagem.


A abordagem construcionista surgiu com Papert, que com o objetivo de usar o computador para fins pedagógicos, criou a linguagem de programação Logo.


Fontes: 
ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Vol. 1. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na Educação. Disponível em http://usuarios.upf.br/~carolina/pos/valente.html. Acessado em 21/11/2009.


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