quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

GTans (Tangram)


Este é um jogo milenar chinês conhecido pelo nome Tangram.
É constituído por sete peças (também conhecidas por tans):

 5 triângulos de tamanhos diferentes,

 1 quadrado

 1 paralelogramo.


O desafio do Gtans consiste em formar figuras usando todas as 7 peças.

Utilização: O uso do Tangram (Gtans) permite formar desenhos geométricos e ajuda o professor a trabalhar questões como comparação, classificação, formas geométricas planas, decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Pode ser usado no ensino de matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental, pois ajuda a desenvolver as inteligências lógico-matemática e espacial.

Como jogar: O aluno deve clicar nas peças com o botão esquerdo do mouse para selecionar e arrastar; com o botão direito para inverter a figura e para rotacioná-la basta selecionar a figura e clicar fora dela na direção desejada. A tecla Show a tan mostra a posição de uma peça que compõe a figura. A tecla Show outline desenha a silhueta da figura, o que facilita o encaixe das peças pelo aluno. São quase 160 figuras diferentes. É de fácil utilização e entendimento, mesmo sendo em inglês.

Acesse o site de jogos que oferece inúmeras possibilidades para se jogar Tangram.
 
Além disso, existem diversas possibilidades pedagógicas no uso com o Tangram.  É possível até criar historinhas com as peças.


Um comentário:

  1. Tangram jogo chinês feito em Java para desktop.

    http://www.4shared.com/file/XxX0ybfg/Tangram_10.html

    ResponderExcluir