sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Educando com valores


     Trabalhar valores significa envolver vários tipos de ações, como o respeito, a solidariedade, a amizade e a responsabilidade, resgatando nos alunos atitudes que valorizam sua autoestima e promovem a ética e a cidadania.


     1) Respeito


     Respeitar é reconhecer o valor de uma pessoa, ouvir com atenção o que ela tem a dizer e agir com todos de forma gentil e educada.

     Para que vivamos bem com outras pessoas (convivência) devemos ter respeito:

     pelas diferenças de cada um, respeitando principalmente os mais velhos (porque eles têm mais conhecimentos);

     pelos costumes – porque há pessoas que nasceram ou viveram em outros lugares, com jeito de falar e de vestir diferentes do nosso (respeito às diferentes culturas) e etc.



     Atividade 1:

      Propor a montagem de um mural com o tema: Diferenças: a riqueza do mundo. Pedir para os alunos colarem imagens recortadas de jornais ou revistas.

     Escolher vários temas (solidariedade, respeito, discriminação, amizade, paz, etc.) e pedir que cada grupo faça um texto ou mesmo uma poesia de acordo com as imagens.


     Atividade 2:



     Propor a elaboração de cartazes com o título: Na escola eu respeito os outros quando....


     Atividade 3:


     Trabalhar com as crianças a leitura do livro “E eu com isso: aprendendo sobre respeito”, de Brian Moses. O livro descreve situações em que precisamos ter respeito com o outro, com as regras sociais, com os animais e o planeta. O livro enfatiza também a importância do auto-respeito que, de acordo com o autor, "significa um sentimento de satisfação e orgulho pelo que somos e fazemos".

      Pode-se pedir que os alunos  escrevam e desenhem o que entenderam sobre o tema.



     Leia mais:

MOSES, Brian e GORDON, Mike. “E eu com isso?!”: aprendendo sobre respeito. São Paulo: Scipione, 2006. – (Coleção Valores)

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. “ Quer uma mãozinha?”: aprendendo sobre colaboração. São Paulo: Scipione, 2005. – (Coleção Valores)

MOSES, Brian e GORDON, Mike. “Não fui eu!”: aprendendo sobre honestidade. São Paulo: Scipione, 2006. – (Coleção Valores)
OTERO, Regina e RENNÓ, Regina. Ninguém é igual a ninguém: o lúdico no conhecimento do ser. São Paulo: Editora do Brasil, 1994.



    2) Amizade




    Podemos trabalhar diversos livros, entre eles “Ninguém é igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó e também outros textos que falem sobre a amizade, em geral.



    Leitura e explicação do livro. Questionar os alunos sobre o que é abordado no livro, ou seja, o que eles entenderam. Perguntar se eles respeitam as diferenças, se eles percebem que não somos todos iguais e que é preciso tolerância e respeito para aceitar os demais como eles são.


    É preciso falar sobre a importância de se fazer amigos, dentro e fora da escola, das regras básicas de convivência, como respeito e a solidariedade, por exemplo.



    Atividade 1:


    Pedir que façam um texto, no Word ou OpenOffice Editor de Texto, sobre o tema, aproveitando para responder algumas questões:


    - O que significa amizade?


    - Como você faz para cultivar amizades?


    - Como você trata seus amigos?


    - Você acha importante ter amigos?


    - Se seu amigo está triste, o que você faz?




    Salvar o texto.


    Atividade 2:

    Pedir que os alunos façam um desenho sobre o tema.




   Fonte:
- OTERO, Regina e RENNÓ, Regina. Ninguém é igual a ninguém: “o lúdico no conhecimento do ser”. São
- Coleção Pequenas Lições. Editora Soler.


    
    Para ver o livrinho no Picasa clique aqui.